Temos que saber ouvir um "Não"

23/11/2013 19:12

   Ninguém gosta de escutar um “não”. Esta simples palavra de três letras pode mudar o rumo das nossas vidas, nos finalizar, nos causar frustração, nos fazer chorar, nos causar remorso, enfim, pode nos despertar uma infinidade de sentimentos ruins que até parecem estar intrínsecos a ela.
 
   Às vezes, pode ocorrer o contrário de tudo isso. O “não” pode representar uma nova chance, um novo começo, uma possibilidade de viver algo melhor e maior, uma alternativa para acertar, uma opção de aprender. Enfim, ele pode significar algo bom, positivo e construtivo.
 
   Mas, independentemente de suas consequências serem boas ou ruins, é essencial que a gente aprenda a ouvir um “não”. Ninguém passa por esta vida sem ter algo a aprender e esta palavra representa exatamente isso: a possibilidade de analisar os fatos, de rever ações e pensamentos, seja ela dita de maneira positiva ou negativa.
 
   Ao escutar um “não” no sentido de impossibilidade de fazer algo, o segredo é rever toda a situação. Por que você escutou uma resposta negativa? Por que isso era tão importante para você? Por que você deve continuar tentando?
Muitas vezes nos prendemos a vontades e desejos pelo simples fato de termos escutado um “não”. Gastamos nossa energia em algo que não se concretiza, só por que não estamos dispostos a conviver com aquele “não”.
 
   Com isso, perdemos o nosso tempo, que deveria ser gasto em algo que nos acrescente, que nos desenvolva, que nos ajude a evoluir. Não se prenda aos detalhes da vida. Aprenda a escutar críticas, a aceitar os seus erros, a conviver com suas imperfeições. O que seria do “sim” se não existisse o “não”?
 
by Moreno Jambo.