Mude de atitude...

22/11/2013 19:23

 
   “Antes de conquistarmos o que quer que seja fora de nós, precisamos conquistar o que está dentro de nós - conquistarmos a nós mesmos.” 
“O ser humano gasta sua vida justificando o passado, reclamando do presente e temendo o futuro.” 
“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.” 
“Para mudarmos nossos hábitos, primeiro temos que assumir o compromisso profundo de pagar o preço que for necessário.” 
 
   Conta-se que certa vez um soldado acusado de fugir do inimigo, foi levado à presença de Alexandre, O Grande.
Este lhe perguntou: “Qual é o seu nome?”
Abaixando a cabeça, o soldado respondeu: “Alexandre.”
Agarrando-o pelo ombro, Alexandre, O Grande, lhe disse: “Soldado, mude de atitude ou mude de nome!”
Sem dúvida, todos nós precisamos de um Alexandre, O Grande, que nos chacoalhe, nos faça refletir sobre nossas atitudes e nos cobre mudanças positivas em nossas vidas, a fim de criarmos e mantermos hábitos que transformem o nosso dia-a-dia para melhor. 
 
   Por isso, inspirado com essa ideia, comecei a refletir sobre a importância dessas mudanças, e fui em busca de respostas como: Por onde começar? Quais são esses maus hábitos? Como mudar o que sou?
Enquanto pesquisava e estudava o tema, recebi o texto de uma amiga,( LU) cuja moral da história é: Você é o que você come! (Me chamou de gordo né LU?!)
 
   Estas palavras ficaram martelando em minha mente, me fazendo refletir sobre como os hábitos e atitudes que desenvolvemos durante a vida nos moldam. E nada mais verdadeiro do que a frase: Nos tornamos aquilo que repetimos todos os dias! Ou seja, a pessoa que você se tornou é a soma das escolhas e hábitos que desenvolveu.
Então, surge a questão inevitável: Estou satisfeito com a pessoa que me tornei? 
Se você estiver, parabéns! Mas, se anda insatisfeito com os resultados que vem obtendo, nada mais sensato do que seguir o conselho de “Richard Bandler” (Esse cara fala muito,e ainda se chama Richard, rss): "Se você pode ser uma pessoa melhor, pra que continuar sendo você mesmo?”
 
   Então, por onde começar?
Que tal com: “Por que me comporto dessa ou daquela maneira?” 
É indispensável investir tempo em observar a si mesmo e detectar comportamentos e atitudes que indiquem maus hábitos.
Dentre esses hábitos, escolha um daqueles que você acredita ser importante mudar e faça o que for necessário para isso. Faça uma reflexão e responda para si: O que eu ganharia com essa mudança? Qual seria o custo se ela não acontecesse? Lembre-se: todas as mudanças têm custos, mas não fazer nada a respeito também.
 
   Quais são esses maus hábitos?
Não desanime. Quando começar a listá-los, terá a sensação de que são infindáveis. Cada um de nós tem uma lista similar. Mas fique firme. Tenha em mente que nos tornamos aquilo que repetimos todos os dias. E tenha a confiança de que irá, pouco a pouco, se transformar numa pessoa melhor, além de ser boa influência e aumentar seu conceito entre as pessoas de seu relacionamento.
 
   Bem, vamos destacar alguns maus hábitos (mas sinta-se à vontade para acrescentar outros): reclamar, criticar, mentir, promover fofocas, tirar conclusões precipitadas, ser impulsivo, impaciente, intolerante, levar tudo para o lado pessoal, ser desorganizado, comer demais, achar que todos estão contra você, se fazer de vítima o tempo todo, etc...
Como mudar o que sou?
Agora vem a boa notícia: É mais fácil adquirir bons hábitos, do que corrigir os maus! Confundi você? Explico. Ficar focado em exterminar um mau hábito, como o de reclamar, por exemplo, é dar muita importância àquilo que você já sabe que não vale a pena. 
 
   Por isso, seguem duas dicas elementares que, colocadas em prática, poderão ajudá-lo a conquistar bons hábitos.
 
1- Procure identificar um mau hábito e substituí-lo por outro bom. Sem dúvida esse é um dos melhores investimentos que poderá fazer à si mesmo. 
 
Quem tem o hábito de reclamar, reclama o tempo todo, sobre quase tudo. A pessoa desperdiça muito tempo e energia (sua e dos outros) com esse mau hábito e acaba ampliando a visão negativa do problema, até estar convencido daquilo que diz. E pior... quase sempre acaba influenciando as pessoas ao seu redor, além de deixar o ambiente tenso e carregado. Que tal substituir esse mau hábito, e se tornar uma pessoa mais flexível?
 
2- Analise qual a possível causa desse comportamento e encontre meios de modificá-lo. Será que a causa de um mau hábito está relacionada à insatisfação pessoal, estresse... Que tal reconhecer o potencial que tem dentro de si e gerar as mudanças necessárias em seu interior? 
 
Sabemos que mudanças internas não acontecem da noite para o dia. Podem levar dias; O importante é não desanimar de você, se a colheita de hoje não for produtiva. Não coloque um ponto final nas suas esperanças! Nem desista de investigar seus maus hábitos e comportamentos. É essencial investir na construção de uma vida mais harmoniosa, de excelência. Primeiro, consigo mesmo, e depois, com o próximo.
 
   Para refletir: 
 
“Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e querer resultados diferentes.” 
- Ana Abrantes -
 
by Moreno Jambo.