A busca constante pela felicidade

25/11/2013 18:55

    Vivemos em constante busca da felicidade. Se fizéssemos uma pesquisa perguntando o que às pessoas em geral mais querem na vida, a maioria das respostas seria, obviamente, a felicidade. Porém, grande maioria das pessoas ainda procura no lugar errado.

 
  Nossa maior ilusão, talvez, ainda resida no fato de depositarmos a felicidade em fatores externos, ou seja, em pessoas ou nas coisas de modo geral. Imaginar que se não estivermos com aquela pessoa dos nossos sonhos, se não tivermos o carro do ano, se não ganharmos muito dinheiro ou ainda se não ficarmos jovens eternamente, nosso grau de frustração poderá aumentar e, nunca realmente vivenciaremos o verdadeiro sentido da felicidade.
 
  Quando colocamos nossas perspectivas nas coisas externas acabamos transferindo esta responsabilidade, que é nossa, para os outros. Somos nós que escolhemos o nosso trabalho e somos nós que ditamos o rumo das nossas vidas. Se não gostamos do nosso emprego, a responsabilidade é nossa, já que fomos nós que o escolhemos. Se não estamos satisfeitos com a pessoa com quem nos relacionamos, a culpa não é dela, e sim nossa. Afinal não somos obrigados a ficar com alguém que não nos faz bem ou ficar a vida inteira num trabalho que não nos satisfaz.
 
  Estes são apenas alguns exemplos de situações que perturbam a nossa paz, roubando momentos alegres, mas que são exclusivamente de nossa responsabilidade. Não adianta culpar o outro, o tempo, o transito, ou seja, lá o que for; todas as situações em que somos envolvidos são oriundas de nossa livre escolha. Podemos estar num transito tumultuado e escolher, entre ficar irritados com tudo e todos ou ficarmos tranqüilos, sabendo que tudo aquilo vai passar e daqui a pouco estaremos trafegando normalmente.
 
  A felicidade está sempre nos pequeno-grandes momentos, na nossa constante busca interior para o autoconhecimento, procurando a nossa reforma intima, tornando-nos responsáveis pelas próprias escolhas; conectando-nos com o divino que existe em cada coisa, seja na natureza, no contato com o outro ser humano, na prece, na gratidão, e principalmente, dentro de nós mesmos.
 
   Fomos feitos para sorrir e para chorar, para errar e acertar. Para encontrarmos a felicidade temos que estar em paz com o nosso “eu” interior, com o nosso lado autentico e verdadeiro, nos aceitando e procurando o verdadeiro sentido de nossa vida.
 
   Existe receita para a FELICIDADE? A felicidade é um estado emocional e ele pode mudar a todo o momento. Podemos acordar felizes ou melancólicos, porem, no decorrer do dia, acontece alguma coisa que faz com que mudemos. O que fazer para estarmos sempre bem e felizes? Quando nos percebemos tristes ou melancólicos, procuremos mudar o foco dos nossos pensamentos. 
 
  Observe como interpreta as coisas que acontecem ao seu redor, perceba como reage a cada coisa. O tipo de reação que temos sobre aquilo que nos acontece é que vai determinar como será nossa emoção.
 
  Jamais encontraremos a felicidade se ficarmos esperando que as pessoas ajam da forma como queremos ou ainda responsabilizando os outros pelo nosso estado emocional.
 
  A felicidade já esta dentro de você apenas aceite-a e viva feliz!
 
by Moreno Jambo