Como controlar o ciúmes.

07/11/2013 18:25

Na maioria das relações existe sentimento de ciúmes. Durante séculos, seguindo o estereótipo do que é romantismo, considerou-se que se uma pessoa não tivesse medo de perder seu parceiro é porque não a amava o suficiente, e por isso ninguém falava na importância de como controlar o ciúme.
 
Hoje está comprovado por inúmeros estudos que o ciúme entre o casal podem levar a situações muito perigosas e até mesmo violência física.
 
Se você não alcançou nenhum desses extremos, mas sente ciúmes, seja expressando ou não, existem algumas coisas que você pode fazer para controlá-los antes que eles cheguem a se tornar um sentimento destrutivo e evitar que acabe com seu namoro ou casamento.
 
Perguntas para descobrir se você é ciumenta:
 
•É ciúme, medo ou raiva por alguma razão?
 
•Por que eu estou sentindo medo agora?
 
•Por que sou tão ciumento?
 
•Que atitude concreta está me fazendo ter ciúmes?
 
•O que eu estou tentando manter?
 
•Por que me sinto ameaçado?
 
Dicas de como controlar o ciúmes:
 
Aprenda a identificar a emoção, o ciúmes é uma mistura de raiva (sentimento que contrai, por exemplo, a mandíbula e os ombros) e medo (sentimento de vazio no estômago).
 
Descubra qual a causa, como ter sofrido uma perda antes traição, insegurança pessoal, a falta de auto-estima, dependência emocional, a falta de confiança na outra pessoa e outros.
 
Tente identificar a insegurança de outras pessoas que você conhece. Vai ser um bom exercício para perceber, sem envolvimento pessoal, os efeitos que tem sobre seu namorado ou marido.
 
Se você pressionou o seu parceiro por ciúmes, como você se sente nessa situação? 
Se coloque no lugar dele sempre. Veja, principalmente, o por que desconfiou dele naquela situação.
 
Quando você faz uma cena peça desculpas e não acuse ninguém com raiva por algo que só tem a ver com você (lembre-se que o ciúme é ciúme, se houver motivo, estamos falando de outra coisa).
 
Fale sobre o seu ciúmes com o seu parceiro quando você estiver calma, explique como você se sente e o que você está fazendo para mudar isso.
 
Não faça a outra pessoa responsável por seu ciúme. Eles não tem responsabilidade disso e passar a "culpa" só faz acontecer de novo e ir mais longe.
 
Confie em si mesmo, faça coisas novas, conheça pessoas diferentes, trate a si mesmo e todos os centros de sua felicidade ou emoções em primeiro lugar.
 
Não se compare com ninguém. Supere o ciúmes com o seu parceiro. Seja você mesmo e descubra-se a cada dia. O que poderia ser mais emocionante?
 
By Moreno Jambo.