Alguém tem que ceder.

18/11/2013 19:48

   É difícil pedir desculpas?
Vejo que uma queixa constante entre casais é o fato de depois de uma briga, um dos lados nunca ceder e sempre esperar que o outro peça desculpas ou se aproxime. Sim! Normalmente, a grande maioria responsável pelo “bico doce” é a mulher… mas isso não quer dizer que também não existam homens que usam o seu charminho para não dar o primeiro passo.
 
   Não estou me referindo às brigas sérias ou contratempos que causam uma separação, mas àqueles pequenos conflitos que cercam a convivência de um casal e que, vez ou outra, acabam por desencadear uma briguinha boba.
As mulheres se defendem afirmando serem mais sensíveis e que os homens não têm muito “tato” em uma discussão, ofendendo mais que o permitido… os homens alegam que as mulheres fazem tempestades em copos d´água e que sempre querem ter razão. Enfim, essas considerações remetem às eras distantes… acredito que até Adão e Eva devem ter passado por isso quando discutiam sobre a camaradagem com a serpente.
 
   Portanto, não vamos ficar aqui procurando explicações para o que move os conflitos nos relacionamentos…  
Mas podemos repensar um pouco o nosso comportamento diante da pessoa que amamos. Se você é alguém que sempre quer ter razão e nunca dá o primeiro passo para pedir desculpas depois de uma briga, é bom começar a ser mais humilde e perceber que, ninguém está sempre totalmente errado ou certo. Temos uma mania egoísta e feia de olharmos sempre para o nosso próprio umbigo, sem considerar as inquietações e insatisfações de quem está ao nosso lado.
 
   O certo seria não brigar… mas como humanos, é passível de erros e atos que nos colocam em situações provocadoras. Agora… daí a transformar esses fatos cotidianos em guerrinhas e disputas para ver quem tem mais razão, já beira a infantilidade. Não importa quem errou, importa é que os dois percebam o quanto esse erro influenciou na relação e que tenham uma preocupação conjunta em tentar não repeti-lo.
 
   Vocês não estão em uma competição! Resolveram-se estar juntos, foi em função de um sentimento muito nobre que não permite atitudes de rivalidade. O amor não divide, ele soma! Qual a importância de ter sempre razão? Obviamente, é muito bom quando podemos estar coerentes e tranquilos com os nossos atos, mas o erro é tão possível quanto o acerto.
Pedir desculpas, dar o primeiro passo depois de uma discussão, reconhecer que errou ou simplesmente sorrir e abraçar, são atitudes que nos tornam imensamente maiores e melhores do que dar as costas e esperar que o outro venha.
Se cada um pensar em ceder, aposto que passarão muito mais tempo fazendo coisas bem mais interessantes do que brigar!
 
by Moreno Jambo