A necessidade de aparecer

08/03/2014 08:02


   É comum que se queira contar as boas novidades, mostrar as conquistas, compartilhar com quem gostamos tudo de legal que possuímos (materialmente ou não). Mas este processo de exposição precisa ser feito sem deslumbramento, com habilidade (seria maturidade a palavra correta?) para não nos expormos desnecessariamente ou até impormos aos outros coisas que nem lhes interessam, pois quando é este o caso, o comportamento deixa de ser de exposição ou expressão e passa a se tornar puro exibicionismo. A linha disso é tênue se não estamos atentos.

   Necessidade de aparecer todos nós temos, uns mais, outros menos, seja por razões ou valores diferentes. Essa necessidade exacerbada, esse exibicionismo, normalmente está atrelado a busca de uma maior valorização de si mesmo, de reconhecimento, seja por parte dos outros ou de nós mesmos. Explico melhor…

   Se me sinto ruim comigo mesmo, com inferioridades e recalques (coisas tão difíceis de se assumir até para si), provavelmente vou buscar ter, e mostrar muito, as coisas que me valorizem, não importando se são conhecimentos, roupas, dinheiro, experiências de vida, unhas bem pintadas, eletrônicos, coleções, uso de marcas específicas, carros, títulos ou até mesmo capinhas de celular!

   Inconscientemente tentamos chamar a atenção alheia para aquilo que temos e achamos bacana. O brabo disso é que – na grande maioria das vezes – os outros não têm os mesmos valores que nós e olham para as nossas ‘riquezas’, ‘posses’, ‘status’ com ar de desinteresse, outros até mesmo de desdém, pois para aquele alguém aquilo não é um valor. Aí vem o constrangimento, a pessoa com baixa auto estima está lá, se esforçando (mesmo que pense que os outros não notem isso) e exibindo seus ‘dotes’ e é absolutamente desprezada por quem observa! Também acontece de alguém, por pena ou compaixão, lhe dar atenção e elogios, percebendo o quanto aquilo é importante para aquele que se mostra tanto. Talvez, quando conseguir mostrar apenas aquilo que possui genuinamente, mesmo que sejam coisas que não lhe pareçam tão glamurosas, possa ser mais respeitada e verdadeiramente admirada pelos outros. E enfim terá o tão necessitado reconhecimento. Se não, com o tempo, vai lhe restar apenas aquele ditado de quando eu ainda era criança: “Quer aparecer, pendura um melancia no pescoço!”.

By Moreno Jambo